O padrão moderno: A habitação moderna se caracteriza pela Bipartição dia-noite. Os quartos e o banheiro são espaços de uso íntimo e noturno (repouso). A cozinha centralizada, não mais isolada, e a sala de estar são o coração do funcionamento diurno da casa (convívio). Não existe mais espaço para o trabalho em casa, pois as áreas são reduzidas ao mínimo necessário (existenzminimum).
NEW WAYS OF LIVING | ARCHITECTURE IN MOTION Projeto Final de Graduação | Final Gradutaion Project Autor:Marcelo Palhares Santiago. Arquitetura e Urbanismo, PUC Minas. 2° Semestre de 2002.
03| 20 Casa Moderna no Brasil
Casa Moderna Brasileira. Fonte da planta original: Guilherme Wisnik, “LUCIO COSTA”
A família moderna era também uma família nuclear, centralizada no pai e nas mães, mas com com menos filhos que a família burguesa, devido à queda de fecundidade iniciada no inicio do século XX. O pai trabalhava fora, normalmente como empregado de uma grande empresa ou indústria, e era o responsável pelo sustento da família. A mulher passou a substituir a empregada doméstica é passou a ser a responsável pelo funcionamento da casa. O modelo moderno se baseava numa sociedade de produção industrial, o homem como mão de obra produtiva.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário